E bom, vamos ao Dark.
Há muitas denominações para este tipo de musica.
Pós-punk, New Wave, Rock Gotico, Alternativo, etc... Em Portugal, também chamavam 'Som da Frente'. No entanto chamavam isso a todo o tipo de rock que teve origem nos anos 70 e também o que era menos comercial dos anos 80. Este nome deve-se a um simples facto. Existia um programa na rádio Comercial, com esse nome. Era apresentado por um senhor que introduziu em Portugal vários estilos de musica que, normalmente, não passavam nas rádios. De seu nome António Sérgio.
Voltando à musica em questão. Este estilo surgiu mais ou menos ao mesmo tempo que o Punk. Logo Pós-punk, não é um nome que eu goste. New Wave, teria de estar sempre na vanguarda ou na moda. Alternativo... não sei bem a quê, por isso Rock Gótico ou Dark são para mim as mais aceitáveis.
O nome Dark ouvi uma vez num programa inglês. Pareceu-me consistente.
Uma das características deste tipo de musica, é que tinham, em alguns casos, teclas.
Embora com as mesmas influencias sociais do Punk, estes grupos não eram contestatários mas sim introspectivos.
Vamos lá às bandas mais influentes.
Logo à cabeça:
Siouxsie & the Banshees
-Ouvir-----> Israel / Cities In Dust
The Cure
-Ouvir----->Just Like Heaven / A Forest / Killing An Arab / Close To Me.
Em meados dos anos 80 o Robert Smith (vocalista) 'apanascou-se' e nunca mais fez musica de jeito.
Bauhaus
-Ouvir-----> She´s in Party / Passion of Lovers
The Smiths
Muito pós-natureza. Cantava com um ramo de flores o bolso de trás. O guitarrista Johnny Marr é genial. Ouvir o álbum todo Meat is Murder (ainda tenho este vinil. Devo saber as musicas todas de cor).
The Jesus and Mary Chain
Melhor album: Psychocandy
Velvet Underground
Estes ainda começaram na decada anterior, mas são sempre associados a este tipo de musica. O vocalista seguiu carreira a solo mais tarde. Seu nome... Lou Reed. Eu sei. Eu faço este suspense todo e tu sabes lá de quem estou a falar.
Killing Joke
-Ouvir-----> Love Like Blood / Eighties
Psychedelic Furs
É um pouco Rock Glamoroso. Mas na altura parecia melhor.
Echo & the Bunnymen
-Ouvir----->The Killing Moon / Lips Like Sugar / Seven Seas
This Mortal Coil
-Ouvir-----> Song to the siren
Cocteau Twins
Clan of Xymox
Quem perdurou:
Peter Murphy - Fundador dos Bauhaus. A musica Strange Kind Of Love é talvez a que eu mais goste.
U2 - Associados também a este tipo de musica. Com o passar do tempo começaram a ter um tipo de musica diferente e o album Zooropa mostrou bem essa descolagem.
Ainda tenho o maxi single In the Name of Love
01 novembro 2017
12 outubro 2017
Os novos estilos - Parte II
(...continuação)
E ainda falta:
Punk
Hardcore
Dark
Psicobilly
Ska
Um dos meus temas favoritos:
Punk
Até aqui, a musica ía evoluindo. Com uma influencia daqui, outra dali, a musica ía-se transformando e apareciam alguns grupos a tocar um estilo de musica semelhante. Havendo um padrão, dava-se uma denominação ao tipo. Bem, as coisas mudam a partir daqui. Como se vai ver, daqui para a frente, um grupo inicia um novo estilo. Chegou-se a um exagero de classificar alguns grupos serem a abertura de uma nova geração de rock. Ver-se-á nos anos 80 os Frankie Goes to Hollywood e os Zig Zig Sputnik que eram anunciados como a entrada de uma nova geração do Rock. Ambos dariam inicio a uma nova geração. Embora anunciado, não foi bem assim.
De volta ao Punk. Em 1974 quatro rapazes fartos do sistema resolvem formar uma banda. O objectivo era ser diferente de tudo o que era massificado ou adorado pelas massas.
Quando Johnny Lydon (ou Johnny Rothen para os amigos) reparou que a sua legião de fãs se vestia de igual (T-shirt branca e casaco de couro preto) e as suas musicas tinham chegado as tops de vendas, declarou o Punk como morto. A famosa frase 'Punk is dead' gerou contestação e a retaliação da musica do Exploited a cantarem Punk's not dead. Mas a verdade é se foram engolidos por tudo o que eram contra... deixaram de ser contra o sistema e passaram a fazer parte dele. Por isso, acabou.
Um dos seus membros mais famosos, Syd Vicious, não faz parte da formação inicial. Syd era amigo de Lydon. Ora, Johnny Lydon tinha (acho eu) um hamster a quem tinha chamado Syd, em homenagem ao Syd Barret dos Pink Floyd. Johnny dizia que ele era parecido com ele, e como ele não gostou, claro, como qualquer punk que se preze, para o contrariar, começou a chamar-lhe Syd. Como o animal era um pouco mauzinho, o Syd cantava-lhe a musica do Lou Reed, Vicious (mau). Daí o nome Syd Vicious.
Syd sendo o maior groupie da banda, até pela relação de amizade com Lydon, acabou por se juntar à banda quando o baixista saiu. O mesmo Syd tinha já, antes de entrar para a banda, inventado a dança Pogo.
Bom... falta o nome da banda, não é!? Falo dos Sex Pistols. A primeira banda punk. Há imensas histórias interessantes e relacionadas com a banda. Mas vou abreviar para passar à musica. Quando a banda acabou, Johnny Lydon processou a EMI e o Malcolm McLaren. Empresário que mais tarde tentou torna-se cantor. Não teve muito sucesso, apenas duas musica foram conhecidas. Acabou por ganhar a acção em tribunal e saiu de lá a gritar que estava rico. Mais tarde formou outro grupo chamado PIL (Public Image Limited).
São muitas a musicas emblemáticas dos Sex Pistols. Vou listar só algumas.
Talvez a mais conhecida. God Save the Queen. A musica foi cantada pela primeira vez nas ruas de Londres, dias antes da celebração do Jubileu, em protesto aos avultados gastos na celebração enquanto que o povo passava fome.
A musica diz coisas como
Deus salve a rainha
Ela não é um ser humano
Não há futuro
Nos sonhos da Inglaterra
Claro... a musica foi proibida em Inglaterra.
A musica que os lançou, penso que tenha sido Anarchy In The UK.
Pretty Vacant, No Feellings ou Holidays In The Sun são outras musicas bastantes conhecidas deles. Sempre a falarem mal de alguem ou de alguma coisa.
Independentemente da vida decadente e dos conceitos muitas vezes radicais que tinham, fui durante anos, adepto assíduo deste tipo de musica e principalmente deste grupo. A musica é feita à velocidade dos meus neurónios musicais, por isso, sincroniza qualquer coisa cá dentro.
Outros grupos punks:
Clash - O punk panasca
Misfits
Bad Religion
e claro... os grandes, os senhores... os pais do Punk Americano... eles são...
Ramones
Mas o punk é como uma droga... e como qualquer droga, tive de experimentar algo mais forte quando isto já não 'batia'. E aí comecei a ouvir o...
Hardcore
E ainda falta:
Punk
Hardcore
Dark
Psicobilly
Ska
Um dos meus temas favoritos:
Punk
Até aqui, a musica ía evoluindo. Com uma influencia daqui, outra dali, a musica ía-se transformando e apareciam alguns grupos a tocar um estilo de musica semelhante. Havendo um padrão, dava-se uma denominação ao tipo. Bem, as coisas mudam a partir daqui. Como se vai ver, daqui para a frente, um grupo inicia um novo estilo. Chegou-se a um exagero de classificar alguns grupos serem a abertura de uma nova geração de rock. Ver-se-á nos anos 80 os Frankie Goes to Hollywood e os Zig Zig Sputnik que eram anunciados como a entrada de uma nova geração do Rock. Ambos dariam inicio a uma nova geração. Embora anunciado, não foi bem assim.
De volta ao Punk. Em 1974 quatro rapazes fartos do sistema resolvem formar uma banda. O objectivo era ser diferente de tudo o que era massificado ou adorado pelas massas.
Quando Johnny Lydon (ou Johnny Rothen para os amigos) reparou que a sua legião de fãs se vestia de igual (T-shirt branca e casaco de couro preto) e as suas musicas tinham chegado as tops de vendas, declarou o Punk como morto. A famosa frase 'Punk is dead' gerou contestação e a retaliação da musica do Exploited a cantarem Punk's not dead. Mas a verdade é se foram engolidos por tudo o que eram contra... deixaram de ser contra o sistema e passaram a fazer parte dele. Por isso, acabou.
Um dos seus membros mais famosos, Syd Vicious, não faz parte da formação inicial. Syd era amigo de Lydon. Ora, Johnny Lydon tinha (acho eu) um hamster a quem tinha chamado Syd, em homenagem ao Syd Barret dos Pink Floyd. Johnny dizia que ele era parecido com ele, e como ele não gostou, claro, como qualquer punk que se preze, para o contrariar, começou a chamar-lhe Syd. Como o animal era um pouco mauzinho, o Syd cantava-lhe a musica do Lou Reed, Vicious (mau). Daí o nome Syd Vicious.
Syd sendo o maior groupie da banda, até pela relação de amizade com Lydon, acabou por se juntar à banda quando o baixista saiu. O mesmo Syd tinha já, antes de entrar para a banda, inventado a dança Pogo.
Bom... falta o nome da banda, não é!? Falo dos Sex Pistols. A primeira banda punk. Há imensas histórias interessantes e relacionadas com a banda. Mas vou abreviar para passar à musica. Quando a banda acabou, Johnny Lydon processou a EMI e o Malcolm McLaren. Empresário que mais tarde tentou torna-se cantor. Não teve muito sucesso, apenas duas musica foram conhecidas. Acabou por ganhar a acção em tribunal e saiu de lá a gritar que estava rico. Mais tarde formou outro grupo chamado PIL (Public Image Limited).
São muitas a musicas emblemáticas dos Sex Pistols. Vou listar só algumas.
Talvez a mais conhecida. God Save the Queen. A musica foi cantada pela primeira vez nas ruas de Londres, dias antes da celebração do Jubileu, em protesto aos avultados gastos na celebração enquanto que o povo passava fome.
A musica diz coisas como
Deus salve a rainha
Ela não é um ser humano
Não há futuro
Nos sonhos da Inglaterra
Claro... a musica foi proibida em Inglaterra.
A musica que os lançou, penso que tenha sido Anarchy In The UK.
Pretty Vacant, No Feellings ou Holidays In The Sun são outras musicas bastantes conhecidas deles. Sempre a falarem mal de alguem ou de alguma coisa.
Independentemente da vida decadente e dos conceitos muitas vezes radicais que tinham, fui durante anos, adepto assíduo deste tipo de musica e principalmente deste grupo. A musica é feita à velocidade dos meus neurónios musicais, por isso, sincroniza qualquer coisa cá dentro.
Outros grupos punks:
Clash - O punk panasca
Misfits
Bad Religion
e claro... os grandes, os senhores... os pais do Punk Americano... eles são...
Ramones
Mas o punk é como uma droga... e como qualquer droga, tive de experimentar algo mais forte quando isto já não 'batia'. E aí comecei a ouvir o...
Hardcore
Este estilo de musica é semelhante ao Punk. As grandes diferenças. Mais rápido e de contestação política.
O grupo que iniciou este género musical foram os Dead Kennedys.
Eu ouvia tanto este grupo que uma vez encontrei (poucos anos atrás) umas K7s antigas, pus a tocar e a minha velhota disse "olha... isso é o que tu ouvias". Até a minha velhota conhece DK... brutal...
Outro grupo dentro do mesmo genero são os Black Flag.
(Isto ainda não vai a meio. Que década...)
10 outubro 2017
Os novos estilos - Parte I
Iggy Pop. Porquê?
Já tinha falado dele nos anos 60. Embora não tenha referido o nome. O grupo que o popularizou foram os Stooges. E quem não conhece a figura do Iggy Pop, pelo menos do anuncio da Shweepes?
A irreverencia da musica do Iggy, influenciou vários géneros de musica que surgiram nos anos 70 e directa ou indirectamente também nos 80.
Senão vejamos. Punk, Dark (já explico), Hardcore, Gótico e todos os subgéneros associado e géneros descendentes deste tipo de musica.
Vamos então listar os géneros musicais que surgiram nesta década.
Hard Rock
Glam rock
Heavy Metal
Punk
Psicobilly
Hardcore
Dark
Ska
Hard Rock
Talvez seja um pouco injusto associar este género musical aos anos 70. No entanto, as três bandas que deram origem a este tipo de musica, começaram em 68 mas não conseguiram qualquer projecção.
A prova é, que em 1969, aquando do Woodstock, todas as bandas que tinham muito publico, ou pelo menos um numero considerável de admiradores, foram convidadas. Estes três, não puseram lá os pés.
Não tinham ainda visibilidade suficiente. Este género musical era ainda ofuscado pelo Glam Rock dos The Who, ou pelo Psychedelic Rock dos Doors ou do Jimi Hendrix. Sem esquecer, claro, a foleirice dos Beatles.
Anyway... as três bandas que falo são, Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple.
Estas bandas estão na origem do Heavy Metal.
Outros grupos de interesse:
Motörhead - O cover do Heros do David Bowie está genial, mas claro que quando se fala deles, é impossivel não vir à cabeça Ace of Spades. Muito bom. Obrigatório ouvir. Este grupo tem varios covers dos Metallica. Por sua vez, os Metallica, também fazem os mesmo com eles. Penso que o vocalista, Lemmy já faleceu. Vi uma vez uma reportagem em que ele dizia que bebia uma garrafa de whiskey por dia. Mas nestas coisas das estrelas rock, algumas coisas não passam de publicidade.
AC/DC - Claro... não podia falar. Muita musica boa. A ultima vez que tiveram em Portugal, o vocalista foi o Axel Rose. Muitos fãs ficaram desiludidos.
Aerosmith - Regressaram no final dos anos 80 juntamente com os Run DMC, com a musica Walk This Way. Uma jogada de mestre. Foram relançados mas só ficaram conhecidos pelas baladas. São um pouco mais que isso. Joe Perry e Steve Tylor. Mais uma daquelas duplas do rock.
E por falar em duplas famosas do rock. Porque não terminar este genero musical com Brian May e Freddy Mercury? Sim, são os...
Queen - Não sei que dizer, a não ser... ouvir tudo. Voz (das melhores que já ouvi), guitarra simplesmente fantástica, letras sempre com muito significado mesmo naquelas que parecem ser mais para divertir, como por exemplo I Want To Break Free.
Para ouvir o Brian May a mostrar o que é tocar guitarra, as minhas favoritas são Show Must Go On e Boheimiam Raposody.
Glam rock
Um estilo mais 'leve', e como diz o nome, mais glamoroso, mais elegante.
Vejamos os exemplo:
T-Rex. A musica Get It On ou Hot Love representam bem o estilo. Eu até diria que os grupos Indie que surgem mais tarde, se influenciaram muito nesta banda.
David Bowie. Já falei o suficiente dele. Tem nesta década várias facetas. Como em todas...
Roxy Music. Claro que não me lembro deles nos anos 70, mas suspeito que tenham sido mais reconhecidos nos 80. More Than This e Avalon foram os maior êxitos. Penso que por serem mais lamechas do que boas.
Nos anos 80, este estilo de musica teria seguimento com Robert Palmer ou até com os Duran Duran.
Ambos faziam grandes canções, mas se tivessem sido cantadas de outra forma, seriam magnificas.
Exemplo. Robert Palmer, teve um grande exito chamado Addicted To Love. É um excelente exemplo de como escrever bem uma musica. Alex & Sierra no X-Factor deram-lhe uma roupagem mais 'hard' e ficou muito bem. Os Duran Duran, são exactamente a mesma coisa. Pegar nas musicas deles e fazer covers 'à homem' é o melhor que se pode fazer. A musica deles Planet Earth quando cantada pelos portugueses Ramp resulta somente numa das minhas musicas favoritas de todos os tempos.
Mas já me desviei o suficiente. De volta aos 70.
Heavy Metal. Heavy Metal e Hard Rock são facilmente confundidos 'a ouvido limpo'. Isto de ouvido limpo não existe, mas se é possível dizer a olho nu, porque não ouvido limpo??
Então o que distingue? Logo o que salta à vista. A teatralidade dos grupos. Uma vezes roça o azeiteiro, outra vezes entra pela garrafa (de azeite) a dentro. Para mim é impossível não achar ridículo todo aquele teatro e aparato. Quanto ao som, as vozes agudas e a distorção das guitarras, são a principal diferença entre o Hard Rock e o Heavy Metal. Enquanto que o Hard tem solos de guitarra muito bons, no Heavy os solos são com muita distorção e demasiado longos. Claro que há quem prefira assim, mas eu só fiquei fã dos Metallica após o Black Album. Deixaram de ser Metal, passaram a ser Hard Rock. Perderam imensos fãs nessa altura, mas foi por uma boa causa. Se assim não fosse, como se poderia ouvir o Enter Sandman ou o Fuel (musica do meu despertador) ou até o Until It Sleep?
Já que falo desta musica. Uma das melhores letras que conheço. Fala de alguém com cancro e do que sofre com ele. Especificamente, foi a forma que o vocalista encontrou de espiar a dor de ter perdido a mãe para o cancro.
Where do I take this pain of mine? Para onde levo eu esta minha dor?
I run, but it stays right by my side Bem fujo mas continua ao meu redor
So tear me open, pour me out Rasga e abre-me para me esvasiar
There’s things inside that scream and shout Há coisa cá dentro aos berros e a gritar
And the pain still hates me E a dor ainda me odeia
So hold me until it sleeps Abraça-me até que adormeça
Just like the curse, just like the stray Como uma maldição, ou como um vadio
You feed it once and now it stays Alimentas uma vez e não já não vai embora
Now it stays não vai embora
So tear me open but beware Então rasga-me mas com cuidado
There’s things inside without a care Há coisas cá dentro sem qualquer trato
And the dirt still stains me E a sujidade ainda me mancha
So wash me until I’m clean Por isso lava-me até que fique limpo
It grips you, so hold me Isto agarra, por isso abraça-me
It stains you, so hold me Isto suja, por isso abraça-me
It hates you, so hold me Isto odeia, por isso abraça-me
It holds you, so hold me Isto prende, por isso abraça-me
Until it sleeps até adormeçer
So tell me why you’ve chosen me Então diz porque me escolheste
Don’t want your grip Não quero que me agarres
Don’t want your greed Não quero a tua ganancia
Don’t want it Não te quero
I’ll tear me open, make you gone Vou-me rasgar para te expulsar
No more can you hurt anyone Não vais conseguir fazer-me sofrer mais
And the fear still shakes me E o medo ainda me abala
So hold me until it sleeps Então abraça-me, até que adormeça
It grips you, so hold me Isto agarra, por isso abraça-me
It stains you, so hold me Isto suja, por isso abraça-me
It hates you, so hold me Isto odeia, por isso abraça-me
It holds you, so hold me Isto prende, por isso abraça-me
Until it sleeps até adormeçer
I don’t want it Não quero isto
So tear me open but beware Então rasga-me mas tem cuidado
There’s things inside without a care Há coisas cá dentro sem qualquer trato
And the dirt still stains me E a sujidade ainda me mancha
So wash me... 'til I'm clean Por isso lava-me.. até que esteja limpo
I’ll tear me open, make you gone Vou-me rasgar, para te expulsar
No more can you hurt anyone Não vais conseguir fazer-me sofrer mais
And the fear still shakes me E o medo ainda me abala
So hold me until it sleeps Então abraça-me, até que adormeça
Until it sleeps até que adormeça
Isto não é uma tradução à letra.
Vamos estão à lista de bandas populares dos 70
Black Sabbath - Acho que estão na fronteira Hard/Metal. O vocalista, Ozzy Osborn, seguiu mais tarde uma carreira a solo. Agora tem um daqueles reality shows em que se segue a vida de uma personalidade durante o dia inteiro. Muito bom para que quer fazer da estupidez uma carreira promissora.
Iron Maiden - As capas dos albuns sempre fantásticas.
Kiss
Scorpions
Van Halen - Nome de familia dos dois irmão que fundaram a banda. Trocaram várias vezes de vocalista. O Primeiro, David Lee Roth que mais tarde continua uma carreira a solo. Reaparece nos anos 80 com o mau gosto das bandas de 'suposto' Metal da altura. Outro vocalista da banda foi Sammy Hagar. Fez o mesmo que o anterior.
Whitesnake
Alice Cooper - Dos poucos que refinou com a idade. Actualmente nos Hollywood Vampires, este foi o 'Marilyn Manson dos 70'. Os concertos eram sempre provocativos e com o objectivo de chocar.
Teve uma participação na musica The Garden dos Guns and Roses.
Um estilo muito virado para a imagem. Nos anos 80 e com o gosto generalizado da purpurina, estes grupos e os seus descendentes, não melhoraram.
(continua....)
Já tinha falado dele nos anos 60. Embora não tenha referido o nome. O grupo que o popularizou foram os Stooges. E quem não conhece a figura do Iggy Pop, pelo menos do anuncio da Shweepes?
A irreverencia da musica do Iggy, influenciou vários géneros de musica que surgiram nos anos 70 e directa ou indirectamente também nos 80.
Senão vejamos. Punk, Dark (já explico), Hardcore, Gótico e todos os subgéneros associado e géneros descendentes deste tipo de musica.
Vamos então listar os géneros musicais que surgiram nesta década.
Hard Rock
Glam rock
Heavy Metal
Punk
Psicobilly
Hardcore
Dark
Ska
Hard Rock
Talvez seja um pouco injusto associar este género musical aos anos 70. No entanto, as três bandas que deram origem a este tipo de musica, começaram em 68 mas não conseguiram qualquer projecção.
A prova é, que em 1969, aquando do Woodstock, todas as bandas que tinham muito publico, ou pelo menos um numero considerável de admiradores, foram convidadas. Estes três, não puseram lá os pés.
Não tinham ainda visibilidade suficiente. Este género musical era ainda ofuscado pelo Glam Rock dos The Who, ou pelo Psychedelic Rock dos Doors ou do Jimi Hendrix. Sem esquecer, claro, a foleirice dos Beatles.
Anyway... as três bandas que falo são, Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple.
Estas bandas estão na origem do Heavy Metal.
Outros grupos de interesse:
Motörhead - O cover do Heros do David Bowie está genial, mas claro que quando se fala deles, é impossivel não vir à cabeça Ace of Spades. Muito bom. Obrigatório ouvir. Este grupo tem varios covers dos Metallica. Por sua vez, os Metallica, também fazem os mesmo com eles. Penso que o vocalista, Lemmy já faleceu. Vi uma vez uma reportagem em que ele dizia que bebia uma garrafa de whiskey por dia. Mas nestas coisas das estrelas rock, algumas coisas não passam de publicidade.
AC/DC - Claro... não podia falar. Muita musica boa. A ultima vez que tiveram em Portugal, o vocalista foi o Axel Rose. Muitos fãs ficaram desiludidos.
Aerosmith - Regressaram no final dos anos 80 juntamente com os Run DMC, com a musica Walk This Way. Uma jogada de mestre. Foram relançados mas só ficaram conhecidos pelas baladas. São um pouco mais que isso. Joe Perry e Steve Tylor. Mais uma daquelas duplas do rock.
E por falar em duplas famosas do rock. Porque não terminar este genero musical com Brian May e Freddy Mercury? Sim, são os...
Queen - Não sei que dizer, a não ser... ouvir tudo. Voz (das melhores que já ouvi), guitarra simplesmente fantástica, letras sempre com muito significado mesmo naquelas que parecem ser mais para divertir, como por exemplo I Want To Break Free.
Para ouvir o Brian May a mostrar o que é tocar guitarra, as minhas favoritas são Show Must Go On e Boheimiam Raposody.
Glam rock
Um estilo mais 'leve', e como diz o nome, mais glamoroso, mais elegante.
Vejamos os exemplo:
T-Rex. A musica Get It On ou Hot Love representam bem o estilo. Eu até diria que os grupos Indie que surgem mais tarde, se influenciaram muito nesta banda.
David Bowie. Já falei o suficiente dele. Tem nesta década várias facetas. Como em todas...
Roxy Music. Claro que não me lembro deles nos anos 70, mas suspeito que tenham sido mais reconhecidos nos 80. More Than This e Avalon foram os maior êxitos. Penso que por serem mais lamechas do que boas.
Nos anos 80, este estilo de musica teria seguimento com Robert Palmer ou até com os Duran Duran.
Ambos faziam grandes canções, mas se tivessem sido cantadas de outra forma, seriam magnificas.
Exemplo. Robert Palmer, teve um grande exito chamado Addicted To Love. É um excelente exemplo de como escrever bem uma musica. Alex & Sierra no X-Factor deram-lhe uma roupagem mais 'hard' e ficou muito bem. Os Duran Duran, são exactamente a mesma coisa. Pegar nas musicas deles e fazer covers 'à homem' é o melhor que se pode fazer. A musica deles Planet Earth quando cantada pelos portugueses Ramp resulta somente numa das minhas musicas favoritas de todos os tempos.
Mas já me desviei o suficiente. De volta aos 70.
Heavy Metal. Heavy Metal e Hard Rock são facilmente confundidos 'a ouvido limpo'. Isto de ouvido limpo não existe, mas se é possível dizer a olho nu, porque não ouvido limpo??
Então o que distingue? Logo o que salta à vista. A teatralidade dos grupos. Uma vezes roça o azeiteiro, outra vezes entra pela garrafa (de azeite) a dentro. Para mim é impossível não achar ridículo todo aquele teatro e aparato. Quanto ao som, as vozes agudas e a distorção das guitarras, são a principal diferença entre o Hard Rock e o Heavy Metal. Enquanto que o Hard tem solos de guitarra muito bons, no Heavy os solos são com muita distorção e demasiado longos. Claro que há quem prefira assim, mas eu só fiquei fã dos Metallica após o Black Album. Deixaram de ser Metal, passaram a ser Hard Rock. Perderam imensos fãs nessa altura, mas foi por uma boa causa. Se assim não fosse, como se poderia ouvir o Enter Sandman ou o Fuel (musica do meu despertador) ou até o Until It Sleep?
Já que falo desta musica. Uma das melhores letras que conheço. Fala de alguém com cancro e do que sofre com ele. Especificamente, foi a forma que o vocalista encontrou de espiar a dor de ter perdido a mãe para o cancro.
Where do I take this pain of mine? Para onde levo eu esta minha dor?
I run, but it stays right by my side Bem fujo mas continua ao meu redor
So tear me open, pour me out Rasga e abre-me para me esvasiar
There’s things inside that scream and shout Há coisa cá dentro aos berros e a gritar
And the pain still hates me E a dor ainda me odeia
So hold me until it sleeps Abraça-me até que adormeça
Just like the curse, just like the stray Como uma maldição, ou como um vadio
You feed it once and now it stays Alimentas uma vez e não já não vai embora
Now it stays não vai embora
So tear me open but beware Então rasga-me mas com cuidado
There’s things inside without a care Há coisas cá dentro sem qualquer trato
And the dirt still stains me E a sujidade ainda me mancha
So wash me until I’m clean Por isso lava-me até que fique limpo
It grips you, so hold me Isto agarra, por isso abraça-me
It stains you, so hold me Isto suja, por isso abraça-me
It hates you, so hold me Isto odeia, por isso abraça-me
It holds you, so hold me Isto prende, por isso abraça-me
Until it sleeps até adormeçer
So tell me why you’ve chosen me Então diz porque me escolheste
Don’t want your grip Não quero que me agarres
Don’t want your greed Não quero a tua ganancia
Don’t want it Não te quero
I’ll tear me open, make you gone Vou-me rasgar para te expulsar
No more can you hurt anyone Não vais conseguir fazer-me sofrer mais
And the fear still shakes me E o medo ainda me abala
So hold me until it sleeps Então abraça-me, até que adormeça
It grips you, so hold me Isto agarra, por isso abraça-me
It stains you, so hold me Isto suja, por isso abraça-me
It hates you, so hold me Isto odeia, por isso abraça-me
It holds you, so hold me Isto prende, por isso abraça-me
Until it sleeps até adormeçer
I don’t want it Não quero isto
So tear me open but beware Então rasga-me mas tem cuidado
There’s things inside without a care Há coisas cá dentro sem qualquer trato
And the dirt still stains me E a sujidade ainda me mancha
So wash me... 'til I'm clean Por isso lava-me.. até que esteja limpo
I’ll tear me open, make you gone Vou-me rasgar, para te expulsar
No more can you hurt anyone Não vais conseguir fazer-me sofrer mais
And the fear still shakes me E o medo ainda me abala
So hold me until it sleeps Então abraça-me, até que adormeça
Until it sleeps até que adormeça
Isto não é uma tradução à letra.
Vamos estão à lista de bandas populares dos 70
Black Sabbath - Acho que estão na fronteira Hard/Metal. O vocalista, Ozzy Osborn, seguiu mais tarde uma carreira a solo. Agora tem um daqueles reality shows em que se segue a vida de uma personalidade durante o dia inteiro. Muito bom para que quer fazer da estupidez uma carreira promissora.
Iron Maiden - As capas dos albuns sempre fantásticas.
Kiss
Scorpions
Van Halen - Nome de familia dos dois irmão que fundaram a banda. Trocaram várias vezes de vocalista. O Primeiro, David Lee Roth que mais tarde continua uma carreira a solo. Reaparece nos anos 80 com o mau gosto das bandas de 'suposto' Metal da altura. Outro vocalista da banda foi Sammy Hagar. Fez o mesmo que o anterior.
Whitesnake
Alice Cooper - Dos poucos que refinou com a idade. Actualmente nos Hollywood Vampires, este foi o 'Marilyn Manson dos 70'. Os concertos eram sempre provocativos e com o objectivo de chocar.
Teve uma participação na musica The Garden dos Guns and Roses.
Um estilo muito virado para a imagem. Nos anos 80 e com o gosto generalizado da purpurina, estes grupos e os seus descendentes, não melhoraram.
(continua....)
05 outubro 2017
O big bang
Os anos 60 foram a época de várias revoluções sociais.
A liberdade exigida pelas mulheres, a revolução sexual, as contestações à guerra, a inovações tecnológicas e os grandes feitos (ida à lua), contestações raciais, os primeiros festivais de musica e a massificação dos media foram alguns dos grandes movimentos e acontecimentos dos anos 60.
Porque é que isto é importante? Porque a cultura é o reflexo mais sincero do povo. O grunge só faz sentido em Seatle, o Punk só podia nascer em Inglaterra, o Fado é estranho fora de Portugal, e por aí fora...
Vamos agora lá entender porque falei disto tudo...
A liberdade exigida pelas mulheres:
Seria impensável na década de 50, uma expressão tão grande de cantoras. Nesses tempos a mulher era vista como mãe e dona de casa. A revolução dos anos 60 trouxe uma expansão da cultura no feminino. Até aí, esse espaço era só permitido às divas.
Vozes femininas dos 60's:
Janis Joplin
Joan Baez
The Debutantes
A grande personificação da emancipação da mulher é feita por Nancy Sinatra. Filha de um cantor conhecido que não me lembro do nome...
Duas musicas a destacar nesta cantora. These Boots Are Made for Walkin' e Bang Bang.
A revolução sexual:
Grupos com The Doors e a musica Light My Fire seriam impossíveis antes desta década.
Os Rolling Stones seriam banidos antes deste tempo.
Contestações à guerra:
Anos 60 e manifestações pela paz, só trás um nome à cabeça. Bob Dylan.
As 'rampas de lançamento' talvez tenham sido Mr. Tambourine Man e Knockin' On Heaven's Door.
Contestações raciais:
Claro que com a contestação surgiu também o visibilidade dos grupos e cantores negros.
Nesta altura foi mais a divulgação do Reggea do que do Rock. O seu grande embaixador, Bob Marley. Mais ou menos ao mesmo tempo surge também Peter Tosh.
No rock, foi sem duvida Jimi Hendrix o mais conhecido.
Os primeiros festivais de musica:
Claro... o Woodstock.
Foi o grande festival de musica que encerra os anos 60.
Alguns nomes importantes do cartaz do primeiro festival:
Joan Baez
Santana
Grateful Dead
Creedence Clearwater Revival
Janis Joplin
The Who
Joe Cocker
Ten Years After
Jimi Hendrix
Massificação dos media:
Isto deu origem ao culto da imagem. Surgiram as bandas que apostavam, além de tudo, na imagem.
Os primeiros video-clips, as actuações no Ed Sulivan Show e outros programas conhecidos da época, eram a maior montra daquela altura.
Com esta importância da imagem, surgem, claro, os grupos pimba do Rock. E com eles, surgem os The Beatles. A primeira grande boys band da história. Há quem lhe chame Rock, mas só fizeram Pop. Ou então musica popular que pretende agradar às massas.
Rock - A importância é dada aos interpretes. As musicas rock tem um solo de um instrumento (guitarra ou bateria) e o baixo (que marca o ritmo) não é monótono. A estrutura da musica é geralmente, Verso + Verso - Refrão - Verso - Solo de instrumento - Verso - Refrão - Verso.
Pop - Tal como traduzido. Que aparece (e claro, que também desaparece). Só a voz interessa. A musica pode ser feita por qualquer 'macaco'. Muitas vezes a musica é feita só por um sintetizador. A estrutura musical é muitas vezes: Refrão - Refrão - Verso - Refrão - Verso - Refrão - Refão. Há uma incidência muito grande no refrão para que este seja decorado. Existem musicas Pop em que só se canta o refrão (a vulgar musica de discoteca).
Musica popular. Que se lixem os instrumentos, a voz pode ser qualquer coisa que se entenda, o que interessa é que se repita muitas vezes o refrão para que a musica entre no ouvido. Na maior parte das vezes, o baixo só tem dois acordes.
O Beatles íam mais longe. Repetiam vezes sem conta uma expressão que era, geralmente, o nome da musica, e costumava ser o inicio dos versos.
Senão vejamos as musicas mais conhecidas:
Hey Jude: É dito 10x.
Come Together: A palavra 'He..' começa 20 frases.
Let It Be: Repetido 40x... cosa-se...e é sempre o final dos versos.
Yesterday: Cantado 9x numa musica de minuto e meio.
Don't Let Me Down: 16x
Hello, Goodbye: Não entendo esta musica... demasiado estranha... Hello e Goodbye parece ser repetido vezes sem sim numa conversa da treta em que se diz sempre a mesma coisa.
Help!: Bem... só é dito 15x... ou não... o coro diz também várias vezes.
Resumindo, não há como esquecer o titulo das musicas ou não as saber trautear.
Os bons momentos do Beatles são depois de passar a euforia inicial : Eleanor Rigby, A Day In The Life, Don't Bother Me.
Claro que estou a generalizar em demasia as estruturas musicais destes três géneros, mas não se desvia muito disto. E tendo esta minha interpretação em conta, o Beatles, nunca podem ser Rock.
Facto curioso. Os Beatles separaram-se por causa da Yoko Ono, a companheira de John Lennon. Uma década atrás isso não teria acontecido. Tiveram sucesso graças ao despertar da comunicação em massa e acabaram por causa da emancipação da mulher. Sinais dos tempos.
Agora o que interessa. Alguns exemplos de grandes musicas dos anos 60.
The Who (tanta boa musica...)
Who Are You? - Banda Sonora da serie CSI Las Vegas
Baba O'Riley - Banda Sonora da serie CSI NY
My Generation - Que 'ganda' malha....
Behind Blue Eyes - Musica que nas gerações mais recentes é atribuída aos Limp Biskuit
Wont Get Fooled Again - Banda Sonora da serie CSI Miami
Rolling Stones: Para que apresentações?
Off The Hook
Satisfaction
Sympathy for the devil - Covers com gravação em disco:
Guns N' Roses; Jane's addiction; Blood, Sweat & Tears;
Ozzy Osbourne; Pearl Jam; Metallica; Bon Jovi; Hole;
Motörhead; Laibach.
Gimme Shelter - Os Sisters of Mercy fizeam um cover desta musica.
Led Zepplin: Fiquei indeciso se iriam para os 70 ou 60, mas na verdade começaram em 68. Trouxeram à musica duas enormes figuras. Robert Plant (Voz) e Jimmy Page (Guitarra).
Whole Lotta Love - Esta musica é de consumo diário para quem gosta de Rock.
Lenny Kravitz fez uma grande interpretação desta musica no
Led Zeppelin Tribute, no entanto o baixo esteve muito longe
do esperado.
Rock and Roll - Sim, é o que esta musica é... no doubt
The Trashman - Não foi um grupo muito conhecido, no entanto tenho de falar dele por causa de uma musica. Surfin Bird. Quem nunca ouviu esta musica? Claro que o meu cover favorito é dos Cramps.
The Yardbirds - A primeira banda de Jimmy Page.
For Your Love
Heart Full of Soul
The Doors. Muito bom. Alguns exemplos abaixo.
Light My Fire Riders On The Storm The End Roadhouse Blues
People Are Strange Touch Me Break On Through
The Animals. A musica The House of the Rising Sun, é uma que ouço com frequência. When I Was Young e Please Don´t Let Me Be Misunderstood são também grandes musicas..
The Stooges - Seriam importantes na década seguinte. As bandas punk e hardcore tinham este grupo como inspiração.
The Guess Who - Outra banda que seria inspiração para o futuro. A musica American Woman teve mais tarde um cover do Lenny Kravitz.
Bandas que tiveram mais projecção nos anos 70, mas começaram na década anterior.
Deep Purple - A musica Smoke on the water é considerada nas melhores musicas de todos os tempos.
Black Sabbath - Ainda em actividade. Acho eu...
Velvet Underground - Abanda de Lou Reed.
Judas Priest - Ainda actuam. Sempre foram 'fabricantes de azeite', mas são o inicio do Heavy Metal (entre outros).
Supertramp - Forma mais conhecidos nos 70 e 80. É contra-indicado a quem pretende preservar o bom gosto musical.
Yes - Não conheço a historia do grupo, mas acho que foi no inicio dos 80 que tiveram o maior exito.
Scorpions - Outro grupo da transição Hard Rock para Heavy Metal. Ainda hoje não entendem como tem tantos fãs em Portugal. São eles e eu...
Só porque começou nos anos 60. Podia ser de um tempo qualquer. Até daquele que ainda não veio.
David Bowie - Era conhecido pelo camaleão do Rock. Foram cinco décadas de musica e sempre a adaptar-se a novas tendências sem deixar de ter o seu estilo próprio.
O primeiro grande sucesso, foi Space Oddity. Musica de deu origem a um video viral feito por um astronauta quando estava no espaço. Este video passou no nosso telejornal. Em tempos chegou a ter um alter ego chamado Ziggy Stardust. Esse nome deu origem a uma das suas musicas mais conhecidas. Escreveu a musica Under Pressure para ser tocada pelos Queen. Acabou por ser interpretada e gravada por Bowie e os Queen. O palco foi pequeno para tanto talento junto. Bowie, Freddy Mercury, Brian May...
Ashes to Ashes, Let's Dance, Heroes, Absolute Begginers, This is not America, The men who sold the world (musica que teve um cover dos Nirvana). Por falar em covers, eis uma lista de musicas do David Bowie a serem interpretadas por outros músicos.
Marilyn Manson - Golden Years
Duran Duran - Boys Keep Swinging
Oasis - Heroes
The Arcade Fire - Five Years
Pete Yorn - China Girl
The Cure - Young Americans
Beck Reimagines David Bowie's 'Sound and Vision'
Bauhaus - Ziggy Stardust
Os anos 60 influenciaram muitos géneros musicais, mas Bowie foi o mais abrangente. Rock Industrial, Gotico, Dark, Indie, Grunge, Rock alternativo, Pop... Mais ninguém, consegui influenciar tantas variantes do Rock.
A liberdade exigida pelas mulheres, a revolução sexual, as contestações à guerra, a inovações tecnológicas e os grandes feitos (ida à lua), contestações raciais, os primeiros festivais de musica e a massificação dos media foram alguns dos grandes movimentos e acontecimentos dos anos 60.
Porque é que isto é importante? Porque a cultura é o reflexo mais sincero do povo. O grunge só faz sentido em Seatle, o Punk só podia nascer em Inglaterra, o Fado é estranho fora de Portugal, e por aí fora...
Vamos agora lá entender porque falei disto tudo...
A liberdade exigida pelas mulheres:
Seria impensável na década de 50, uma expressão tão grande de cantoras. Nesses tempos a mulher era vista como mãe e dona de casa. A revolução dos anos 60 trouxe uma expansão da cultura no feminino. Até aí, esse espaço era só permitido às divas.
Vozes femininas dos 60's:
Janis Joplin
Joan Baez
The Debutantes
A grande personificação da emancipação da mulher é feita por Nancy Sinatra. Filha de um cantor conhecido que não me lembro do nome...
Duas musicas a destacar nesta cantora. These Boots Are Made for Walkin' e Bang Bang.
A revolução sexual:
Grupos com The Doors e a musica Light My Fire seriam impossíveis antes desta década.
Os Rolling Stones seriam banidos antes deste tempo.
Contestações à guerra:
Anos 60 e manifestações pela paz, só trás um nome à cabeça. Bob Dylan.
As 'rampas de lançamento' talvez tenham sido Mr. Tambourine Man e Knockin' On Heaven's Door.
Contestações raciais:
Claro que com a contestação surgiu também o visibilidade dos grupos e cantores negros.
Nesta altura foi mais a divulgação do Reggea do que do Rock. O seu grande embaixador, Bob Marley. Mais ou menos ao mesmo tempo surge também Peter Tosh.
No rock, foi sem duvida Jimi Hendrix o mais conhecido.
Os primeiros festivais de musica:
Claro... o Woodstock.
Foi o grande festival de musica que encerra os anos 60.
Alguns nomes importantes do cartaz do primeiro festival:
Joan Baez
Santana
Grateful Dead
Creedence Clearwater Revival
Janis Joplin
The Who
Joe Cocker
Ten Years After
Jimi Hendrix
Massificação dos media:
Isto deu origem ao culto da imagem. Surgiram as bandas que apostavam, além de tudo, na imagem.
Os primeiros video-clips, as actuações no Ed Sulivan Show e outros programas conhecidos da época, eram a maior montra daquela altura.
Com esta importância da imagem, surgem, claro, os grupos pimba do Rock. E com eles, surgem os The Beatles. A primeira grande boys band da história. Há quem lhe chame Rock, mas só fizeram Pop. Ou então musica popular que pretende agradar às massas.
Rock - A importância é dada aos interpretes. As musicas rock tem um solo de um instrumento (guitarra ou bateria) e o baixo (que marca o ritmo) não é monótono. A estrutura da musica é geralmente, Verso + Verso - Refrão - Verso - Solo de instrumento - Verso - Refrão - Verso.
Pop - Tal como traduzido. Que aparece (e claro, que também desaparece). Só a voz interessa. A musica pode ser feita por qualquer 'macaco'. Muitas vezes a musica é feita só por um sintetizador. A estrutura musical é muitas vezes: Refrão - Refrão - Verso - Refrão - Verso - Refrão - Refão. Há uma incidência muito grande no refrão para que este seja decorado. Existem musicas Pop em que só se canta o refrão (a vulgar musica de discoteca).
Musica popular. Que se lixem os instrumentos, a voz pode ser qualquer coisa que se entenda, o que interessa é que se repita muitas vezes o refrão para que a musica entre no ouvido. Na maior parte das vezes, o baixo só tem dois acordes.
O Beatles íam mais longe. Repetiam vezes sem conta uma expressão que era, geralmente, o nome da musica, e costumava ser o inicio dos versos.
Senão vejamos as musicas mais conhecidas:
Hey Jude: É dito 10x.
Come Together: A palavra 'He..' começa 20 frases.
Let It Be: Repetido 40x... cosa-se...e é sempre o final dos versos.
Yesterday: Cantado 9x numa musica de minuto e meio.
Don't Let Me Down: 16x
Hello, Goodbye: Não entendo esta musica... demasiado estranha... Hello e Goodbye parece ser repetido vezes sem sim numa conversa da treta em que se diz sempre a mesma coisa.
Help!: Bem... só é dito 15x... ou não... o coro diz também várias vezes.
Resumindo, não há como esquecer o titulo das musicas ou não as saber trautear.
Os bons momentos do Beatles são depois de passar a euforia inicial : Eleanor Rigby, A Day In The Life, Don't Bother Me.
Claro que estou a generalizar em demasia as estruturas musicais destes três géneros, mas não se desvia muito disto. E tendo esta minha interpretação em conta, o Beatles, nunca podem ser Rock.
Facto curioso. Os Beatles separaram-se por causa da Yoko Ono, a companheira de John Lennon. Uma década atrás isso não teria acontecido. Tiveram sucesso graças ao despertar da comunicação em massa e acabaram por causa da emancipação da mulher. Sinais dos tempos.
Agora o que interessa. Alguns exemplos de grandes musicas dos anos 60.
The Who (tanta boa musica...)
Who Are You? - Banda Sonora da serie CSI Las Vegas
Baba O'Riley - Banda Sonora da serie CSI NY
My Generation - Que 'ganda' malha....
Behind Blue Eyes - Musica que nas gerações mais recentes é atribuída aos Limp Biskuit
Wont Get Fooled Again - Banda Sonora da serie CSI Miami
Rolling Stones: Para que apresentações?
Off The Hook
Satisfaction
Sympathy for the devil - Covers com gravação em disco:
Guns N' Roses; Jane's addiction; Blood, Sweat & Tears;
Ozzy Osbourne; Pearl Jam; Metallica; Bon Jovi; Hole;
Motörhead; Laibach.
Gimme Shelter - Os Sisters of Mercy fizeam um cover desta musica.
Led Zepplin: Fiquei indeciso se iriam para os 70 ou 60, mas na verdade começaram em 68. Trouxeram à musica duas enormes figuras. Robert Plant (Voz) e Jimmy Page (Guitarra).
Whole Lotta Love - Esta musica é de consumo diário para quem gosta de Rock.
Lenny Kravitz fez uma grande interpretação desta musica no
Led Zeppelin Tribute, no entanto o baixo esteve muito longe
do esperado.
Rock and Roll - Sim, é o que esta musica é... no doubt
Stairway To Heaven - Eu que não gosto de baladas, gosto desta.
Pink Floyd: Um grupo que poucos atribuem aos anos 60. Sempre a inovar e a reinventarem-se, este grupo, teve várias fazes com vários vocalistas. Foram cerca de 30 anos de carreira ao mais alto nível. Juntaram-se de novo em 2013 para pararem no ano seguinte. Sempre muito filosóficos e introspectivo, não conseguiam fazem uma musica mediana. Tudo muito bom. Musica, letra, voz e instrumentos. Embora fuja ao meu género musical, reconheço qualidade e singularidade. O seu álbum ´The wall' deu origem a um filme.The Trashman - Não foi um grupo muito conhecido, no entanto tenho de falar dele por causa de uma musica. Surfin Bird. Quem nunca ouviu esta musica? Claro que o meu cover favorito é dos Cramps.
The Yardbirds - A primeira banda de Jimmy Page.
For Your Love
Heart Full of Soul
The Doors. Muito bom. Alguns exemplos abaixo.
Light My Fire Riders On The Storm The End Roadhouse Blues
People Are Strange Touch Me Break On Through
The Animals. A musica The House of the Rising Sun, é uma que ouço com frequência. When I Was Young e Please Don´t Let Me Be Misunderstood são também grandes musicas..
The Stooges - Seriam importantes na década seguinte. As bandas punk e hardcore tinham este grupo como inspiração.
The Guess Who - Outra banda que seria inspiração para o futuro. A musica American Woman teve mais tarde um cover do Lenny Kravitz.
Bandas que tiveram mais projecção nos anos 70, mas começaram na década anterior.
Deep Purple - A musica Smoke on the water é considerada nas melhores musicas de todos os tempos.
Black Sabbath - Ainda em actividade. Acho eu...
Velvet Underground - Abanda de Lou Reed.
Judas Priest - Ainda actuam. Sempre foram 'fabricantes de azeite', mas são o inicio do Heavy Metal (entre outros).
Supertramp - Forma mais conhecidos nos 70 e 80. É contra-indicado a quem pretende preservar o bom gosto musical.
Yes - Não conheço a historia do grupo, mas acho que foi no inicio dos 80 que tiveram o maior exito.
Scorpions - Outro grupo da transição Hard Rock para Heavy Metal. Ainda hoje não entendem como tem tantos fãs em Portugal. São eles e eu...
Só porque começou nos anos 60. Podia ser de um tempo qualquer. Até daquele que ainda não veio.
David Bowie - Era conhecido pelo camaleão do Rock. Foram cinco décadas de musica e sempre a adaptar-se a novas tendências sem deixar de ter o seu estilo próprio.
O primeiro grande sucesso, foi Space Oddity. Musica de deu origem a um video viral feito por um astronauta quando estava no espaço. Este video passou no nosso telejornal. Em tempos chegou a ter um alter ego chamado Ziggy Stardust. Esse nome deu origem a uma das suas musicas mais conhecidas. Escreveu a musica Under Pressure para ser tocada pelos Queen. Acabou por ser interpretada e gravada por Bowie e os Queen. O palco foi pequeno para tanto talento junto. Bowie, Freddy Mercury, Brian May...
Ashes to Ashes, Let's Dance, Heroes, Absolute Begginers, This is not America, The men who sold the world (musica que teve um cover dos Nirvana). Por falar em covers, eis uma lista de musicas do David Bowie a serem interpretadas por outros músicos.
Marilyn Manson - Golden Years
Duran Duran - Boys Keep Swinging
Oasis - Heroes
The Arcade Fire - Five Years
Pete Yorn - China Girl
The Cure - Young Americans
Beck Reimagines David Bowie's 'Sound and Vision'
Bauhaus - Ziggy Stardust
Os anos 60 influenciaram muitos géneros musicais, mas Bowie foi o mais abrangente. Rock Industrial, Gotico, Dark, Indie, Grunge, Rock alternativo, Pop... Mais ninguém, consegui influenciar tantas variantes do Rock.
03 outubro 2017
E no inicio era o verbo...
Tudo começa nos anos 50. Desde logo 3 correntes como ainda existem.
Uma vertente mais leve. O melhor exemplo. Buddy Holly.
Este senhor deu origem ao rock lamechas e quase foleiro. Ver exemplo das mais conhecidas musicas deste cantor. Everyday ou então That'll Be The Day. Bons exemplos do que não se deve seguir ou fazer no rock. Mas enfim, se foi tão conhecido algum valor teria.
Temos depois o ponto de equilíbrio. Aqueles interpretes que não são nem muito ligeiros nem muito agressivos. Ou que então, dependendo da musica, variam entre o mais leve e o mais pesado.
Três nomes que me assaltam. Bill Haley, Ritchie Valens e o incontornável Elvis Presley.
Ritchie Valens: O estilo que perdura.
Com arranjos e instrumentos modernos, pareceriam musicas contemporáneas.
Bill Haley: O 'Coldplay' lá do sitio.
Não. O tipo de musica não é parecido com os Coldplay.
Então porquê? Simples. Os Coldplay devem ser os maiores fornecedores de musica para publicidade.
A musica deles está entre tudo. Rock, Pop, hard, soft... Não é carne nem é peixe. Deve ser polvo...
Assim é o Bill Haley. Muito neutro, ninguém diz que não consegue ouvir.
Elvis Presley: O monstro sagrado.
A verdadeira estrela rock. Cara laroca, voz inconfundível, inovador, controverso e não conseguia fazer musica má.
Tudo o que fez, foi bem feito. Das mais leves às mexidas, tudo grande qualidade. Não me atrevo a destacar uma só musica.
E como o melhor fica sempre para o fim, aqui está a vertente mais forte do rockabilly.
Chuck Berry. Quando o Soul acorda para o Rock.
Uma guitarra de arrepiar. Estamos a falar do tempo das primeiras guitarras eléctricas. Ainda não havia muita tecnologia nem grandes fabricantes de guitarras como foram surgindo ao logo do tempo.
Musicas como Johnny B. Goode ou Roll Over Beethoven são um bom exemplo do que é uma guitarra que grita ROOOCK.
Um dos melhores filmes de todos os tempos, Pulp Fiction, tem uma celebre cena de dança com o John Travolta e a Uma Turman, onde dançam ao som de Chuck Berry. O famoso passo de dança em que se passa dois dedos à frente dos olhos, de um lado para o outro.
O filme dos anos 80, Back to the Future, tem uma cena excelente, em que o Michael J Fox termina com um solo de guitarra fantástico. Quando olha para a plateia que ficou escandalizada diz. 'Vocês ainda não estão prontos para isto, mas os vossos filhos vão adorar.'
Bruce Springsteen, ACDC, Guns and Roses, Elvis, Jimi Hendrix e muitos outros. Todos eles tem a sua versão da musica, Johnny B. Goode. Esta musica foi importante a esse ponto. Influenciar, pelo menos, mais três gerações de rock.
Jerry Lee Lewis: O furacão
Um mago ao piano. Sem duvida, o que melhor encaixa no meu estilo de musica. Este era um poço de energia. Dois exemplos da estamina do menino. Whole Lotta Shakin' Goin' On e, como não podia deixar de ser... Great Balls of Fire.
Se o Elvis fazia filmes, este teve direito a um filme sobre a vida dele. O titulo do filme é o nome da sua musica mais conhecida. Claro, para quem gosta de musica este é mais um filme obrigatório.
Ao contrário da próxima década, estes foram os anos de lançar o nome individuais. As estrelas rock. O interprete, que raramente escrevia, era o rosto e o nome da banda. No pior dos casos, seria 'Fulano & os coisinhos'. E os 'coisinhos' não eram conhecidos... claro.
Ao contrário do que aparece mais tarde, em que guitarristas, bateristas ou até todos os membros da banda (como os Beatles) eram conhecidos, nos anos 50, só quem cantava tinha nome.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Um novo acordar - Parte II
Vamos à segunda parte dos anos 90. É um estilo de musica que não surge propriamente nesta década, mas é aí que tem a sua maior expressão....
-
Vamos à segunda parte dos anos 90. É um estilo de musica que não surge propriamente nesta década, mas é aí que tem a sua maior expressão....
-
E bom, vamos ao Dark. Há muitas denominações para este tipo de musica. Pós-punk, New Wave, Rock Gotico, Alternativo, etc... Em Portugal, ...
-
Os anos 60 foram a época de várias revoluções sociais. A liberdade exigida pelas mulheres, a revolução sexual, as contestações à guerra, a ...