13 novembro 2017

Os novos estilos - V

Ska
(Ou Two Tone)

Tipo de musica também conhecido por ser 'a música dos Skinheads'.
Ora, sendo os Skinheads grupos racistas, é no minimo curioso adaptarem este estilo musical como 'seu'. Ou não... vamos ver.

Como identificar o som.
Parece reagge. De facto não há muita diferença na maior parte dos grupos. O que distingue o reagge do Ska, é só a agressividade. Se no reagge tudo é paz e amor (e alguns charros à mistura), o Ska é mais violento e muita sátira politica.
Instrumentos:
Guitarra e Baixo
Trompete/Trombone e Saxofone
Piano ou Órgão.

Não sei como foi em Inglaterra, mas a Portugal, chegaram o Madness.
Our House
One Step Beyond (musica ideal para destruir tudo à volta num concerto)
Baggy Trousers
Embarrassment
Shut Up

São muitas e boas as musicas dos Madness.
A energia transmitida pelas musicas era tanta, que durante um concerto, alguns milhares de pessoas a dançar One Step Beyond, provocaram um terramoto que foi sentido a alguns quilómetros de distancia do local do concerto.
Juntando a energia e a raiva, o aspecto lavadinho (a contrastar com o interpretes de reagge), a satira, e o facto de não ser Punk ou Heavymetal, estavam reunidas todas as condições para agradar ao Skinheads. As 'tribos' criadas nos anos 70 tinham a necessidade de criar uma identidade própria. Ter uma maneira de vestir, de agir e pensar de uma forma diferenciada. E por isso, tinham também de ter uma musica própria.
A 'tribos' da juventude, não são em nada diferentes das dos adultos. Mas os adultos chamam-lhe politíca ou religião, dependendo da forma de vida e das crenças. Mas não é nada mais, nada menos que querer-se sentir integrado, fazer parte de algo maior. E depois, é tão fácil deixar que os outro pensem por nós. Basta estar quietinho e já há uma série de opiniões e maneiras de ver as coisas, que são mesmo, mesmo igual a todos os gajos da minha tribo. Que coincidência... e olha... até vestimos de igual e tudo. Tão giros os macacos....
Suspeito eu, que o Ska (ou 2tone) foi adoptado pelos Skinheads, porque precisavam de se demarcar das outras tendências juvenis. No entanto, nenhum tipo de musica, alinhava com a sua maneira de pensar. E isso de musica sinfónica não era lá muito moderno...
Em conclusão, Ska não é rock. É descendente do reagge e opõe-se ao rock nas tendências musicais dos 70.

Em Portugal foi também famoso, principalmente nos anos 80. Grupos como Taxi, Afonsinhos do Condado e Despe & Siga, foram bastante conhecidos nessa altura.

E agora é hora de falar dos 80. Já me dói a cabeça só de pensar nos estroboscópios, nas bolas de discotecas, nas ombreiras, nos rosas berrante, no excesso de cores. Muitas luzes, muito abuso da tecnologia emergente que agora é obsoleta, muita alegria, muita dança foleira. Tudo em exagero.
...bem como eu gosto... quando não vejo.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Um novo acordar - Parte II

Vamos à segunda parte dos anos 90. É um estilo de musica que não surge propriamente nesta década, mas é aí que tem a sua maior expressão....